volta para a home

Bossa romântica by Roberto Menescal
(Albatroz, 2002)

Na mídia

  • "Depois de Ava Araújo e Clara Becker, temos mais uma nova voz brasileira a chegar aqui ao blog: Shirley Espíndola! "Bossa romântica" é o nome do CD e traz como convidados especiais Roberto Menescal na produção e arranjos (também na guitarra e violão) e Danilo Caymmi. Com um repertório focado em algumas das mais conhecidas e celebradas canções do universo romântico da MPB, Shirley Espíndola apresenta um trabalho muito coeso em que sobressai o bom gosto dos arranjos (nunca excessivos) que destacam a bonita voz da cantora. "Fotografia" de Tom Jobim e "Insensatez" da dupla Jobim/ Vinícius abrem o disco mas é no tema "O bem e o mal" de Danilo Caymmi e Dudu Falcão que o CD levanta vôo� muito bem interpretado, com um "swing diferente" este é um dos melhores temas do disco e a participação vocal de Danilo Caymmi, cuja voz grave sobressai à voz doce de Shirley, dá um charme muito especial à canção. "Até quem sabe", a bonita "Caminhos cruzados", a surpreendente "Wave", a tocante "Por causa de você" e "Samba em Prelúdio" em dueto com Danilo Caymmi são outros dos destaques deste trabalho, mas é nos temas "Coração vagabundo" de Caetano Veloso e "Manhã de Carnaval" de Luiz Bonfá e António Maria que Shirley mais "voa", de facto é na simplicidade destes temas que a cantora brilha numa interpretação marcante, conseguindo mesmo trazer algo de "novo" a estes dois temas já tantas vezes gravados e ouvidos. Mais uma boa surpresa do outro lado do Atlântico, 8/10.".
    Jonas Santos - blog : A Luz do Meu Caminho 20 de fevereiro de 2007 - Portugal.
    http://aluzdomeucaminho.blogs.sapo.pt/25190.html

  • "Shirley poderia ser apenas mais uma cantora entre tantas lançadas nos dias que correm. Mas, num repertório de standards, ela desliza com facilidade. E a gente fica esperando um vôo mais audacioso, de lançamentos próprios, para que o mercado a descubra, afinal."
    Roberto Moura, Tribuna da Imprensa, 20 de outubro de 2003.

  • "Com influência de blues, soul e gospel, Shirley encanta com sua bela voz e simpatia. Com 14 faixas, o CD Bossa romântica vem agradando o público. Shirley esteve na Rádio Mantiqueira mostrando seu trabalho acompanhada pelo primo Marcos Baracho. Muito simpática, Shirley tem projetos, inclusive de se apresentar em Cruzeiro. Sucesso!"
    Sandra Von Becker, Jornal Regional Vale do Paraíba e Sul de Minas, 11/01/2003

  • "Um repertório refinado com roupagem diferenciada pontua o álbum Bossa romãntica (Albatroz) da cantora Shirley Espíndola. Produzido por Roberto Menescal, o CD reúne clássicos como Caminhos cruzados, Wave e Insensatez, num convite à reverência do amor e de um movimento tão grandioso e expressivo como a bossa nova."
    Mônica Kikuti, Jornal de Jundiaí, 17/7/2003

  • "Para quem aprecia a boa música, o CD Bossa romântica, da cantora Shirley Espíndola, é uma boa pedida. Interpretando músicas de Tom Jobim, João Bosco, Marcos Valle, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Chet Backer e Miles Davis, Shirley Espíndola encontrou seu próprio estilo musical, mesclando MPB, jazz e bossa nova. O projeto de gravar o primeiro CD (gravadora Albatroz) só se concretizou após um contato com Roberto Menescal, que a ajudou na produção do disco, com lançamento oficial em março próximo."
    Oswaldo Ramos Júnior, Jornal da Cidade - Taubaté, 12/01/2003

  • "No meio dessa seara de novos talentos, surge a intérprete Shirley Espíndola mostrando uma forma diferente de cantar a bossa nova, ou como muitos gostam de conceituar, a MPB, no seu conceito mais abrangente. (...) Aplaudida e estimulada por Roberto Menescal, um dos ícones da MPB, a intérprete conseguiu produzir o seu CD Bossa romântica, trazendo as canções atemporais desse período, dessa época de ouro da MPB."
    Eduardo Dias, Correio Paulista, Osasco, 4/3/2005

  • "Imagine um disco com canções de Tom Jobim, Caetano Veloso, Baden Powell, Vinícius de Moraes, Marcos Valle e outros monstros da MPB. Mais ainda: a produção de Roberto Menescal. Já teria tudo para agradar aos fãs da boa música. Mas há também a voz marcante de Shirley Espíndola."
    Jornal da Cidade (Jundiaí), 06/11/2003

  • "Com um excelente repertório e a cuidadosa produção musical de Roberto Menescal, o disco verdadeiramente desliza em nossos ouvidos, tamanha a suavidade da voz de Shirley, para interpretar canções clássicas da Bossa Nova como Wave (Tom Jobim) e Insensatez (Vinícius de Moraes/Tom Jobim) e outras pérolas como Coração Vagabundo, de Caetano Veloso. (...) Shirley combina em sua voz dois elementos indispensáveis para uma grande intérprete: precisão na afinação e extensão vocal. É assim ela conquista aqueles que ainda não conhecem seu trabalho, que traz praticamente uma coletânea de tudo que os apreciadores da MPB gostam e só encontram em discos sortidos."
    Laura Campanér, Revista Interatriva Borage, agosto de 2003.

  • "Shirley Espíndola é a pessoa certa no projeto certo. Com sua voz suave e melodiosa, ela relê 14 temas românticos da MPB em clima de bossa nova, sob a batuta do mestre do gênero Roberto Menescal, coordenador, produtor e arranjador do disco, além de violonista da banda."
    Marcos Paulo Bim, Universo Musical, 6/9/2005

  • "Para gravar seu primeiro disco Shirley Espíndola preferiu um tiro certo. Escolheu 14 standards da bossa nova e, para produção, chamou quem mais entende do assunto: Roberto Menescal. O resultado é o CD Bossa romântica, em que a cantora dá um toque charmoso com seus vocais sedutores e põe todo mundo para dançar de rosto colado. Impossível ouvir Fotografia sem sonhar com o bar à beira do mar de Tom Jobim."
    Beto Feitosa, Ziriguidum, 18/09/2003

  • volta para o CD
  • leia texto de Shirley Espíndola
  • leia texto de Roberto Menescal
  • saiba aqui onde comprar o CD